O Papa, que recentemente ficou internado por mais de 30 dias, saiu do hospital com indicação médica para repouso durante dois meses. No entanto, o Papa optou por fazer suas aparições, como a de domingo de Páscoa, quando deu suas bênçãos aos fies católicos e percorreu de papa-móvel entre o público.
O pontífice ficou conhecido pelo seu perfil carismático e pelas reformas que promoveu na Igreja Católica. Ao longo da carreira, antes de ser Papa, o argentino também estudou química e trabalhou como professor.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.